Sarron.com - Teatro & Companhia

As pessoas vão ao Teatro porque sabem que nessa noite o homem pode cair do trapézio (Orson Welles)

5.31.2006

Memórias de uma Gueixa em Cartaz no Cinema do Mindelo


Este Sábado o Cinema Eden-Park terá em cartaz um dos oscarizados e esperados filmes de 2006 - Memórias de uma Gueixa.

Sinopse
Chiyo (Suzuka Ohgo) foi vendida a uma casa de gueixas quando ainda era uma jovem rapariga, em 1929, onde é maltratada pelos donos e por Hatsumomo (Gong Li), uma gueixa que tem inveja de sua beleza. Acolhida por Mameha (Michelle Yeoh), a principal rival de Hatsumomo, Chiyo ao crescer torna-s a gueixa Sayuri (Zhang Ziyi). Reconhecida, ela passa a desfrutar de uma sociedade repleta de riquezas e privilégios até que a 2ª Guerra Mundial modifica radicalmente sua realidade no Japão.

Psycho é, para já, um sucesso inegável

Se não viu Psycho, é uma pena.
Em minha opinião pessoal, é recomendável e imperdível.
Um hilariante jogo de palavras com muita poesia e fobia pelo meio.
Uma encenação à Kutch, com uma interpretação soberba de duas das melhores jovens actrizes do momento e um texto de um homem que poderá marcar desde já as letras em Cabo Verde. Dúvidas? Não duvidem! Foi mesmo Valódia Monteiro o autor do texto.
E quem pôs algum defeito, foi pura maldade. Vamos, malta! Força!
Mas não se esqueçam que a humildade é uma arma no teatro, e a falta dela pode ser a morte do artista num meio em que nem todos nós nos revelamos verdadeiros amigos.
Mas, de qualquer forma, esta peça vai longe
Teatro com, cada vez, maior qualidade precisa-se!
Muita Merda

Neu Lopes

Cate Blanchet será Bob Dylan no cinema


Não, a manchete não está errada. Cate Blanchett (O Aviador) interpretará uma das fases da vida do cantor Bob Dylan na sua cinebiografia, "I'm Not There". No filme Dylan será interpretado por vários actores, entre eles Heath Ledger (O Segredo de Brokeback Mountain) e Christian Bale (Batman Begins), cabendo a Blanchett interpretar uma personalidade do cantor, o andrógino Jude. A direcção do longa-metragem será de Todd Haynes (Velvet Goldmine), com Michelle Williams (O Agente da Estação), Julianne Moore (Hannibal) e Richard Gere (Dança Comigo?) também integrando o elenco. (Associated Press)

Aulas de canto iniciam-se no dia 3 de Junho

Dá-se início neste Sábado, 3 de Junho, ao tão esperado workshop de canto para actores envolvidos no projecto "Um Vez Soncente Era Sábe". O projecto já tem o staff quase concluido e o elenco já está fechado, tendo sido seleccionados actores de cinco grupos de teatro activos em S. Vicente. Um autêntico desafio e um exemplo de união e parceria entre os grupos de teatro mindelenses. Serão 16 formandos ligados ao projecto e mais seis convidados, sendo três do GTCCPM/ICA e três do XI Curso de Iniciação Teatral do CCP/ICA. O workshop, que será monitorado pela Professora Margarida Brito, na Escola de Música, conta com o patrocínio do Centro Cultural Português do Mindelo/ICA, e com o apoio da Câmara Municipal de S. Vicente.

5.22.2006

Três Fobias, Duas Actrizes, Um Espectáculo



design do cartaz: neulopes

A Companhia de Teatro Solaris leva ao palco nso dias 27 e 28 de Maio a peça Psycho, de Valódia Monteiro.
“A força das palavras e a essência da expressão corporal, o corpo e a voz, a voz com o corpo.”



Com Milanka Vera-Cruz (SoFamília, Sonho de Uma Noite de Verão) e a versátil Luci Mota (SoFamília, Sonho De Uma Noite de Verão, O Rei Lear, Pluft) a Companhia que mais ousadia tem revelado em apresentar peças para um público diferente apresenta agora, em estreia absoluta, Psycho, peça que promete revelar segredos e surpreender sem tabus e com a tão exigente arte do movimento.
Psycho é assinada por Valódia Monteiro (que se estreia na área da dramaturgia) e encenada por Herlandson Lima Duarte (encenador das restantes Produções dessa trupe). A cenografia leva dois nomes: Herlandson Lima Duarte e Nuno Costa.

Para ver este Sábado e Domingo às 21h30 e 20h30, respectivamente, no auditório do Centro Cultural do Mindelo por 300$00. Os ingressos já estão à venda no Bar Mindelact no CCM e junto aos elementos da Companhia de Teatro Solaris.

Já se trabalha com “Um Vez Soncente Era Sábe”


Os trabalhos não param por aqui e a sarron.com, teatro & companhia já está em fase de produção de sua nova peça “Um Vez Soncente Era Sabe”, uma comédia musical de Neu Lopes, que também assina a encenação e a música. A música é o elemento de maior peso nessa peça, pelo que tem sido mais trabalhada, estando já feitas algumas gravações com a coordenação de Neu Lopes e a magnífica interpretação do músico Hernâni Almeida, vencedor do prémio Artista do Ano na Gala Nôs Música 2006. As canções serão orquestradas, na maioria, por Fernando Andrade (pianista de Cesária Évora), contando algumas ainda com o arranjo de Hernâni Almeida. Das vozes, fazem parte os actores Hélder Lopes e Maria Teresa Assunção, tendo a maioria do elenco que cantar. Para tal será aberto brevemente um workshop de canto pela Professora Margarida Brito.
O projecto, já acarinhado pelo Centro Cultural Português do Mindelo/ICA, espera todo o apoio possível das entidades competentes e de empresas locais e nacionais, uma vez que, para além da originalidade, conta um trecho muito importante da história da nossa cidade – os tempos áureos do Porto Grande e o seu envolvimento social e no desenvolvimento económico de São Vicente.

O Sucesso galardoou Upgrade (Bô) Democracia


fotos: tchitche - Photogira

Mais dois espectáculos foram apresentados, com sucesso, no Centro Cultural do Mindelo, fazendo com que, sem margem para enganos, “Upgrade (Bô) Democracia” seja o espectáculos mais visto em Mindelo este ano, seguido logo por “O Auto da Compadecida” pelo Grupo de Teatro do Centro Cultural Português/ICA.



Desta vez, sem a actriz Thaiz Lucksis, brilhantemente substituída por Eileen Barbosa, Alexandre Fonseca Soares, autor da obra, optou por uma nova versão, porém com poucas diferenças, para além do elenco.

A sarron.com aproveita para agradecer a todos que contribuíram para que esse sonho se tornasse realidade e que a nossa estreia fosse bombástica.

Vasco Martins em concerto no CCM


design do cartaz: neulopes

O Canto das Estrelas é a mais recente criação do mais conceituado músico cabo-verdiano Vasco Martins, a ser apresentado em espectáculo único no pátio do Centro Cultural do Mindelo na próxima Sexta-feira, 26 de Maio, inserido na rubrica “Música Como Cultura” do referido Centro. Para este trabalho foi convidado o artista e amigo de longa data de Vasco Martins, Tchalê Figueira.
Vasco Martins opta decisivamente para a utilização de poucos instrumentos electrónicos (3 fontes sonoras), usando a técnica de ‘tempo real’, sem computador ou pré-gravações.

‘Canto das estrelas’ é exteriorização musical dos sentimentos poéticos do compositor face ao vislumbre do céu e á necessidade poética da beleza nocturnal. É dividido em 8 partes:

1-Andromeda (a galáxia mais próxima da nossa e com o mesmo formato em espiral)
2-Nada Brahma (do sânscrito: ‘este universo é som’)
3-Via Láctea (o ‘braço’ da nossa espiral observável do planeta Terra)
4-Tempo Sideral (um dia sideral é de três minutos e cinquenta e seis segundos)
5-Cisne (a magnifica constelação do Verão)
6-A Estrela dos Dogons (o povo Dogon, do Mali, sempre acreditou que Sirius seria uma estrela dupla. Facto comprovado pelos astrónomos modernos)
7-Nébula (nuvem interestelar que pode estar escura ou iluminada por estrelas mais brilhantes)
8-Deneb (a estrela mais distante observável a olho nú:2400 anos luz)

Os ingressos já estão disponíveis por 500$00.

Noites Quentes em Gamboa



Começou morna mas acabou bem animada a derradeira noite do Gâmboa. Talvez acusando o cansaço de duas noites de paródia, a multidão que se juntou na marginal da cidade da Praia levou tempo a aquecer

Lura deu o impulso que se esperava já por volta da uma da manhã e daí em frente, com Netinho de Paula, Dom Kikas e Gylito, a festa seguiu embalada até ao sol raiar. Vestido com nova roupagem, o Gâmboa, ainda que com um cartaz pouco surpreendente, saldou-se positivo. A feira gastronómica e o Palco 2 trouxeram uma nova dinâmica ao evento, que, segundo, o presidente da Câmara da Praia, é para continuar no próximo ano.
Era já manhã quando o pano desceu sobre o Gâmboa 2006. O sol aquecia os rostos cansados, mas felizes, dos resistentes que aguentaram até às 07 horas para ver Gylito.

A noite começara fresca com as cerca de dez milhares de pessoas, que se começavam a acumular em frente ao palco, a mostrarem-se um pouco apáticas.
Bandaliada e Rosa Mestre foram os primeiros a pisar o palco, ainda muita gente descia as ladeiras da cidade na direcção do areal. Seguiram-se os Bulimundo, que tiveram uma actuação muito aquém do que seria de esperar. O público continuou morno, pouco participativo, mas sem arredar pé. Nesta altura, as atenções estavam mais concentradas nos comes e bebes. A feira gastronómica, uma das apostas ganhas do Gâmboa 2006, estava numa roda-viva: mesas cheias, pratos para todas as bocas e muita bebida a sair. O negócio, pelo que disseram alguns dos donos dos restaurantes ao “ASemanaonline”, correu bem. Os clientes também não tiveram razões de queixa. Da pequena esplanada que se montou atrás do palco, podia ouvir-se os artistas, sem grandes apertos, trocar dois dedos de conversa e, claro, reconfortar o estômago.
Foi Lura, já perto da uma da manhã, que despertou a plateia. Vestida de amarelo e verde, e muito sorridente, a cantora revelou-se uma “show-woman”. Dançou, brincou, provocou, distribuindo energia suficiente para incendiar cada um dos festivaleiros.
“Uma experiência fantástica” esta estreia no Gamboa, disse a cantora ao “ASemanaonline” no final do espectáculo, não obstante ter-se sentido muito afastada do público já que o palco estava a uma distância considerável das primeiras pessoas que compunham a plateia. De facto, essa foi uma das notas negativas a registar neste festival. Os artistas quase não viam o público, o que terá em alguns casos prejudicado a interacção com os seus fãs.

Factor que não afectou o “show” de Netinho de Paula, pagodeiro que apresenta um programa na televisão Rede Record, canal brasileiro emitido também em Cabo Verde. Para além de fazer toda a gente tirar o pé do chão, Netinho fez o público soltar muitas gargalhadas com um concurso intitulado “Quem vai casar com o negrão?” Quatro jovens cabo-verdianas competiram, em palco, pelo “coração” do apresentador brasileiro, passando por várias provas divertidas - entre danças e perguntas picantes -, que levaram o público ao rubro.
Rui Sangará, músico guineense que pouco conseguiu animar a malta a não ser um grupo de seus compatriotas que saltaram do início ao fim do seu show, teve a tarefa ingrata de preceder um dos artistas mais aguardados: Dom Kikas. O músico angolano, que faz sucesso nas pistas de dança de Cabo Verde, arrebatou corações, numa actuação que terminou já de dia, mas ainda com muito público.
Gylito fechou o festival, juntando menos gente do que Gil Semedo no ano passado, mas ainda assim em clima efusivo apesar do adiantado da hora.
Envergando uma nova roupagem, o festival acabou por se saldar com nota mais do que positiva, pelo que auscultou “Asemanaonline” nesta última noite junto do público que encheu o areal. Se esta foi a derradeira edição ou não, fica no ar a dúvida, mesmo que Filú tenha proclamado que “Gamboa é para sempre”. O que é certo é que mesmo sem um cartaz extraordinário, e com um alinhamento que poderia ter sido mais bem delineado, o Gâmboa parece ter pernas para andar neste novo formato.

in: asemana online

??????????????


"As cantoras da pequena ilha de Cabo Verde disputam para suceder a Cesária Évora. Após dois anos de carreira, Mayra Andrade, nome pronunciado por todos, surge como a favorita". In MondoMix

De onde vem este apetite em "encontrar" uma sucessora para Cize? Além disso, é colocar nos ombros de uma jovem cantora, que hoje lança o seu primeiro disco, um desafio que ela própria pode não querer. A cada um, o seu próprio percurso, que deve valer por si.

Quando esta conceituada revista francesa diz que as cantoras cabo-verdianas estão a "disputar" pelo lugar de sucessora de Cize, dá uma ideia, a meu ver errada, de que, em termos de intérpretes, estamos amarrados a uma única voz. Explica-se: Cesária Évora é a bandeira da música cabo-verdiana no mundo, Europa particularmente. Mas uma publicação como a Mondomix, deve consultar outras fontes antes de soltar frases como esta.

M.D.
In: lantuna.blogspopt.com

5.10.2006

Os Bilhetes para a peça já estão à venda


Este fim-de-semana, o nosso grupo apresenta a peça "Upgrade (bô) Democracia Versão 1.5"
Os bilhetes já estão à venda no Centro Cultural do Mindelo e nos elementos do grupo. Se ainda não viu a peça, não a perca agora pois pode ser a última chance para a ver. Antes tinhamos pedido a todos para "Upgrade" a democracia, agora fizemos um Upgrade do nosso Upgrade, e saiu a versão 1.5. Por isso vale a pena ver. Mas não deixem os bilhetes esgotarem, para sair à procura...

ASFS

5.07.2006

Diferenças Culturais


Diferenças Culturais

Capitalismo Tradicional

Tens duas vacas. Vendes uma vaca e compras um boi. A manada multiplica-se e a economia cresce. Vendes a manada, reformas-te e vives dos rendimentos.

Numa Empresa Americana
Tens duas vacas. Vendes uma e forças a outra a produzir o leite de quatro vacas. Surpreendes-te quando ela cai morta.

Numa Empresa Japonesa
Tens duas vacas. Voltas a concebê-las de forma a que passem a ter um décimo do tamanho original e a produzir 20 vezes mais leite. Depois, crias um boneco inteligente chamado «Vakimon» e fazes o seu lançamento no mundo inteiro.

Numa Empresa Alemã
Tens duas vacas. Voltas a desenhá-las de forma a que vivam 100 anos, comam uma vez por mês e façam a extracção do leite sem recurso a terceiros.

Numa Empresa Britânica
Tens duas vacas. As duas estão loucas.

Numa Empresa Italiana
Tens duas vacas, mas não sabes onde elas estão. Fazes uma pausa para o almoço.

Numa Empresa Russa
Tens duas vacas. Ao contá-las aprendes que tens cinco vacas. Quando as contas novamente percebes que tens 42. Na terceira contagem, aprendes que afinal, só tens 12 vacas. Paras de contar e abres outra garrafa de vodka.

Numa Empresa Suíça
Tens 5000 vacas, das quais nenhuma é tua. Cobras o alojamento das vacas.

Numa Empresa Hindu
Tens duas vacas. Venera-las todos os dias.

Numa Empresa Chinesa
Tens duas vacas. Tens 300 pessoas a mugi-las, pelo que alegas taxa de desemprego 0, alta produtividade de bovinos e prendes o jornalista que revela os números.

Numa Empresa Portuguesa
Há 2 vacas. A manada não se multiplica porque o Estado nunca mais fornece o boi. O dono decidiu não pagar os impostos. As vacas fazem greve porque afinal elas é que dão o litro... e dizem que com mais duas vacas ao serviço só precisavam ser mungidas dia sim dia não. A produção vai pelas ruas da amargura. O distribuidor esfrega as mãos de contente, importa leite espanhol e até o vende mais barato. A empresa só não vai à falência porque iniciou um engenhoso negócio de facturas falsas.

É cada email que nos aparece na mailbox!! ;-)


ASFS

5.04.2006

Sarron.Com felicita Lúcia Cardoso pela sua Estreia


Navegando no blog do Djinho Barbosa, (sondisantiagu.blogspot.com), tive a fantástica noticia, que mais uma amiga minha entrou no mundo da musíca e estreia-se hoje. Amiga de longa data que há uns anos que não vejo. Falo da Lucia Cardoso, alguém tão especial que a considero o expoente máximo da ternura e fofura, que até para ser sincero para mim, quando penso em Renato Cardoso, penso pai da Lúcia. Contrariamante a todos demais que quando vêm a Lúcia apenas vêm a filha de Renato Cardoso.
Voltando à vaca fria, quase control-c/control-vmente falando tal como está no Son di Santiagu.

Em Comemoração ao 1º aniversário da Casa Cor de Rosa na Cidade da Praia, e por altura do dia da Cultura da CPLP, o IILP apresenta o Concerto de Lúcia Cardoso. A estreante, filha de Renato Cardoso, dono de melodias enternas, como Alto Cutelo e Porton di nos ilha, será acompanhada por Ricardo de Deus (Piano), Tó Tavares(violão) e Raul "Houss" (Percurssão).
Não percam, hoje dia 4 às 18:30h.

Nós do Sarron.Com desejamos muita sorte e tudo de melhor para a artista estreiante, enquanto nos remoemos de angústia pela distância que nos impede de assistir a tal momento.

ASFS

ASFS

Sodades de Lantuna


Por este meio declaramos as imensas saudades que temos de Lantuna, que desde 2004 nos deliciava, informando e chamando a atenção a temas vários, sobretudo os de âmbito cultural. Lantuna foi dos primeiros Blogs Caboverdianos, senão o primeiro que eu vi a ser actualizado com tanta frequência. Havia dias que o Lantuna era actualizado mais de 4 vezes ou mais... Sempre com novidades e algo de bom para mostrar ou para simplesmente chamar a nossa atenção. Para quem não sabe, ou ainda não teve a chance de visitar este Blog, o endereço é o seguinte:
http://www.lantuna.blogspot.com/
O blog é unica e exclusivamente obra desta nossa grande jornalista que é a Matilde Dias, que não se sabe porquê (nós pelo menos não sabemos), já não nos tem dado o enorme previlégio de ter o Lantuna com a "fúria a que nos habituou". E para os mais de 40 mil visitantes que o Lantuna já teve, e que sabem o que eu estou a falar, proponho que enviem para o llantuna@gmail.com um email, tal como nós fizemos, a manifestar as nossas SODADES.


ASFS

5.03.2006

Ensaios para o "Upgrade (bô) Democracia" Versão 1.5 começam hoje



Começam hoje os ensaios para a peça "Upgrade (bô) Democracia" já na Versão 1.5 .
Peça essa que foi a estreia do nosso Grupo no palco, e que a pedido de muitas familias, vai ser já repetida nos dias 12 e 13 de Maio no Centro Cultural do Mindelo, tendo em conta que nos três dias de estreia os bilhetes esgotaram-se com grande antecedência, pelo que os mais incautos ficaram a ver navios. Mas a nossa tristeza vai para o facto da nossa actriz Internacional Made in Brasil, Thais Lucksis se encontrar impedida de deliciarnos mais uma vez, com os seus dotes artisticos na versão 1.5 da supracitada peça.
Mas nem tudo são más noticias, no palco a fazer da Oposição em plena Assembleia Nacional teremos a não menos famosa Eileen Barbosa, a mesma que fez um sucesso fenomenal no Partido FDP, a quem endereçamos os nossos votos de boa sorte ou como se diz no meio teatral, Muita Merda.


ASFS

O Sucesso do Djinho Barbosa - Tras Di Son


Djinho Barbosa é um músico duma geração de ouro, co-fundou o conjunto Abel Djassi, integrou o grupo Finaçon e mais recentemente, o Quarteto em Si. Engenheiro Informático de profissão, trata o violão e outros instrumentos como tu, mas no seu primeiro CD a solo coloca a sua faceta de Compositor em evidência. Num disco que consegue reunir 35 artistas caboverdianos de diferentes gerações e genéros vários.

Para mais informações consulte o blog a comando do artista em:
http://sondisantiagu.blogspot.com/

Ou a entrevista concedida ao Jornal ASemanaOnline em:

http://www.asemana.cv/article.php3?id_article=17244

Nós do Sarron.Com saudamos a iniciativa como também aplaudimos o projecto, tanto a nível deste CD extraordinário como do blog Sondisantiago que tem como fim catapultar a música e os artistas da Ilha Maior do nosso Arquipélago. E diga-se de passagem... Estão no caminho certo...
Para quem aqui em São Vicente quiser adquirir o CD Tras Di Son é só contactar o famoso Tchisca Barbosa, irmão do nosso Djinho Barbosa.

E Boa Sorte Djinho.

ASFS

5.02.2006

Primeiro Post feito pelo Tey


Oi pessoal pela primeira estou quase a conseguir acrescentar algo ao nosso blog... O problema reside na minha conexão à internet, não obstante as promessas de melhorar, parece que ainda não conseguiram resolver o nosso problema. Mas fica aqui a minha promessa de quando a minha banda larga ficar, efectivamente larga ou pelo menos maior que um buraco de agulha...actualizarei o blog várias vezes ao dia, dividindo assim o peso que está unica e exclusivamente nas costas do Neu Lopes. E um grande obrigado ao mesmo, que neste mês de arranque deu a vida ao nosso blog da Sarronpontocom...
Thanks Neu

ASFS