Sarron.com - Teatro & Companhia

As pessoas vão ao Teatro porque sabem que nessa noite o homem pode cair do trapézio (Orson Welles)

6.29.2006

Cloun Creolus Dei Vai às Canárias



Depois da bem sucedida participação no FITEI, o grupo do CCP já está de malas feitas de novo. Desta feita a viagem será até às Canárias para participar na XXIX Edição do Festival del Sur - Festival dos Três Continentes, com a peça que até hoje constitui o seu maior sucesso internacional: Cloun Creolus Dei.

Desde 1988, a localidade de Aguimes, nas ilhas Canárias, acolhe companhias teatrais da América, África e Europa. Todos os anos, e durante uns dias, este município converte-se num ponto de encontro entre culturas, de celebração, de solidariedade e amizade entre povos.

A peça convidada para estrear a presença do teatro cabo-verdiano neste importante evento cultural é Cloun Creolus Dei. A escolha é fácil de entender, como nos disse o director do festival, António Lozano: «tivemos o ano passado uma versão desse espectáculo, Cloun Dei, apresentada pela companhia espanhola Teatro Meridional [nota: existe um outro Teatro Meridional, em Portugal, que também apresentou a versão deste espectáculo]. Por isso ficamos muito curiosos ao saber que o Teatro Meridional português tinha feito em co-produção com o Grupo de Teatro do CCP-ICA, uma versão crioula da mesma peça. Tendo em conta que a apresentação do Cloun Dei foi um grande sucesso, achamos interessante apresentar agora o Cloun Creolus Dei.»

Cloun Creolus Dei foi montada em co-produção com o Teatro Meridional em 1999, numa encenação de Miguel Seabra, tendo estreado no festival Mindelact 99. A partir daí a carreira internacional do espectáculo nunca mais parou. Participa no PONTI, um dos maiores festivais de teatro do mundo, viaja até Itália, Portugal e no Brasil integra a programação oficial da mostra de cultura africana organizada pelo prestigiado Centro Cultural do Banco do Brasil. Sete anos depois da sua estreia, continua a dar cartas internacionalmente, com viagem marcada para Espanha. A apresentação no Festival del Sur está agendada para o dia 19 de Julho.

A Sarron.com - Teatro e Companhia deseja boa sorte e muita merda a mais esta viaja do mais produtivo e internacional Grupo de Teatro em Cabo Verde
In www.mindelact.com

GIPSY KINGS EM CABO VERDE



Quem não se recorda dos Gipsy Kings, banda cigana que tanto sucesso fez nos anos 90? Pois é, eles chegam no dia 1 de Julho, para um show em São Vicente e no Sal aqui no dia 2. Esta iniciativa da recém formada INCO (Companhia de Investimentos SA) nova proprietária dos hotéis Djad’Sal Holiday e Mindel Hotel visa promover a empresa e comemorar o 10 aniversário do Hotel Djad’Sal


A Banda chega na sexta-feira à noite no Sal e parte imediatamente para SV onde irá actuar num único show no Mindel Hotel, no coração da cidade.

Os ingressos para o espectáculo custam mil escudos, mas, mesmo assim, espera-se casa cheia no Sábado. Já o show do Sal faz parte do Festival Djad’Sal, que comemora o 10° aniversário do Djad’Sal Holiday.

“É uma forma de homenagearmos os funcionários deste estabelecimento que labutam aqui há dez anos, mas também uma forma de promover o hotel, assinalar a entrada da nova gerência e proprietária do Hotel”, diz o Administrador da INCO, José Martins.

Por isso mesmo esta empresa sediada no Sal promete um espectáculo aberto ao público, que acontece à frente do Pub Berinbau, ao lado do hotel, em SM. O Festival Djad’Sal começa a partir das 17h:00 com a participação das bandas locais T-cla 2, Projecto, Nameless e Batucada com, os Raios Vermelhos.

Os Gipsy Kings serão, claro, os últimos a entrar em cena. “Esperamos uma enchente de pelo menos 10 mil pessoas. Será uma grande festa”, afirma Martins, que escusa-se entretanto, a dar os números que fizeram possível a presença dos Gipsy Kings em Cabo Verde.

KS
in: asemanaonline

6.22.2006

A cobiça é um dos mais vis pecados humanos


Há muito que defendo que todos os grupos devem ser unidos. Num mundo em que poucos apoiam e em que há dificuldades de vária ordem por parte das entidades competentes, ficamos, na maioria das vezes, entregues ao nosso próprio destino. E todos sabemos que São Vicente é a ilha mais cruxificada. Felizmente por vezes surgem algumas empresas que resolvem dar seu apoio, na medida que possam ou que sua sensibilidade permita.

Mas voltemos ao factor união. Ora vejamos: Sarron.com – Teatro e Companhia é um grupo novo, mas com elementos que já contam com alguma experiência na arte de fazer teatro. Um dos nossos objectivos, para além de apresentar ao público um trabalho com qualidade, foi sempre manter uma boa relação com outros grupos de teatro locais, nacionais e quiçá além fronteiras. Isso começou a traduzir-se com a peça de Alexandre Fonseca Soares (Tey) “Upgrade (Bô) Democracia”, em que elementos de outros grupos ajudaram-nos a levar a cabo uma divertida acção de boca de urna e um valente apoio aos partidos candidatos (lembram-se da peça?). No entanto há um descrédito no trabalho do Tey, com pessoas a afirmarem, de forma convicta, que este não pode ser o autor da peça, que houve um dedo de João Branco ou ainda (essa veio de alguém que menos esperava) que a peça é de autoria do sobejamente conhecido actor e Jornalista da RCV Fonseca Soares (Pai do Tey, mais conhecido por Tchá). Dá vontade de rir, mesmo que essa seja algo bastante triste para comentar. De qualquer forma, o Tey é filho do Tchá e foi aluno do João Branco. Mas somente os amigos reconhecem que está aí o Tey de sempre, brincalhão, inteligente e com uma forma própria de encarar a vida.

Agora, se calhar, haverá outras dezenas de comentários infelizes sobre a peça “Um Vez Soncente Era Sábe” que está em fase de produção. Para começar, é a peça mais democrática da era moderna do teatro nacional. Todos os cinco grupos mindelenses em activiade estão aí representados, a saber Sarron.com, Grupo de Teatro do Centro Cultural Português/ICA, Atelier Teatrakácia, Companhia de Teatro Solaris e Grupo de Teatro Dionisius, não esquecendo dois alunos do XI Curso de Iniciação Teatral do CCP/ICA. Além do mais, os preparativos da peça começaram com um workshop de canto com a conceituada Professora Margarida Brito, dando uma grande oportunidade aos grupos de terem pessoas com conhecimentos importantes no campo musical. Haverá mais uma reciclagem com dois workshops nas áreas da expressão corporal e da interpretação. Tudo isso no âmbito de uma criação minha mas pensando na união de grupos para um trabalho mais profissional e de boa qualidade. Todos os envolvidos (entende-se actores, encenador, músicos, coreógrafos, etc.) estão empolgados com o projecto porque acreditam no seu sucesso e trabalham seriamente, pondo em causa inclusive parte de sua vida pessoal. Mais ainda, vários agentes teatrais e mecenas acreditam no projecto porque sabem que é um trabalho feito por gente séria e que não mede esforços para o levar a cabo. Pessoas que se concentram apenas no seu trabalho, dando oportunidades a outras pessoas e não interferindo no trabalho de outrém.

Porém, Sarron.com – Teatro e Cia. pretende apenas trabalhar para dignificar cada vez mais a cultura desta ilha e deste país. Aconteça o que acontecer não deixaremos de apoiar no que esteja ao nosso alcance, porém lutando contra qualquer acção que ponha em causa a integridade e o nome do nosso grupo. Um dos exexmplos é este blog que nesse momento está a ser visitado por si. Um sarron de cultura.

Upgrade (Bô) Democracia foi sucesso garantido em cinco espectáculos, Um Vez Soncente Era Sábe sê-lo-á em muitos mais e haverá mais e mais trabalhos nossos. Quem quiser trabalhar connosco, que se manifeste, e quem quiser nos atrapalhar também, uma vez que a vida deve ser encarada apenas com a verdade.

Próximo passo? Upgrade (Bô) Democracia vai ao Festival da Juventude e está muito feliz. Tal como se sente ao saber que o GTCCPM/ICA esteve no FITEI em Portugal e que agora vai às Canárias, que o TIM actuou em S. Nicolau, e que a C.T. Solaris apresentou a sua melhor peça de sempre – Psycho (força Valódia!), que Juventude em Marcha vai mais uma vez à Europa, que Raíz Di Polon está cada vez mais famoso. Enfim, trabalhemos e deixemo-nos de bla-blás porque cobiçar é feio, pesa o espírito e atrasa ou mesmo bloqueia o trabalho de qualquer um.

Saúde a todos e muita merda!

Neu Lopes

XI Curso de Iniciação Tetral do CCP/ICA propõe “Ilha Ancorada”




A curiosidade paira no ar. E, tal como todos os anos, todos estão de olhos postos no trabalho final dos alunos de mais um curso de iniciação teatral.
Estes são os décimo-primeiros e têm uma proposta que, com certeza, será interessante: uma história que passa numa ilha, tendo como pano de fundo um dos mais importantes movimentos culturais e literários de nossa história – Claridade.
Serão desasseis alunos em palco. A maioria pisará um palco pela primeira vez. E nós que já passamos por isso sabemos que aquele “nervosinho” começa a aproximar-se.
A essa nova fornada de novos actores, e não só, sarron.com deseja força e os maiores sucessos com “Ilha Ancorada”.

Sobre a Peça
No ano em que a revista «Claridade» comemora os seus 70 anos, o XI Curso de Iniciação Teatral do CCP/ICA procura explorar o universo de toda uma geração literária, que marcou de forma indelével a historiografia cultural do arquipélago.

«Ilha Ancorada» aborda uma das temáticas centrais da alma profunda da nação cabo-verdiana: a contradição entre o querer partir e o ter que ficar, o sempre presente apelo para tentar outra sorte para a vida fora do país e a saudade que aperta, mais e mais, quando os sonhos se esfumam na dura realidade do dia-a-dia em terra estranha.

Embora a época retratada esteja algures situada entre os anos 20 e 40, o universo poético e literário criado reflecte o que ainda hoje trespassa na alma de todo o ilhéu crioulo. O personagem principal, Maninho, tem que fazer a sua escolha, entre «o futuro nas mãos ou o presente no chão firme que os pés pisam», tão presente na sociedade, ontem, hoje e certamente nos amanhãs que estão por vir. Escolher entre emigrar, abraçando um futuro incerto ou ficar – quem sabe para sempre – pregado num chão seco e sem perspectivas, são estes os dois caminhos, as duas escolhas que visitam a cada momento o homem das ilhas. Em cada ilha, em cada local, em cada casa, há-de haver almas, como as do nosso protagonista, indecisas, divididas, ambíguas.

Decidir entre cá e lá, é como escolher entre dois filhos, entre dois futuros, duas vidas. Não se pode fazê-lo sem sangrar o coração do crioulo. Para o estancar e não soçobrar, resta-nos alimentar o que em nós sempre ficará, seja qual for o local para onde possamos ir: a cultura, essa âncora essencial para a sobrevivência de qualquer povo.

João Branco
Director Artístico do CCP Mindelo / ICA

Para ver no Centro Cultural do Mindelo nos dias 30 de Junho, 1 e 2 de Julho.

Upgrade (Bô) Democracia estará na Festa da Juventude no Sal


Foto: Tchitche (Photogira)

Juventude em Marcha, Fladu Fla, Estrelas do Sul e Sarron.com são os grupos que representarão Santo Antão, Santiago, Sal e São Vicente numa gala de teatro a ter lugar nos dias 22 e 23 de Julho no Festival da Juventude deste ano na ilha do Sal.
A actividade promovida pela Secretaria de Estado da Juventude e pela Direcção Geral da Juventude terá lugar no Cine Cise em Santa Maria, ilha do Sal, sala que se apresenta com melhores condições para o espectáculo teatral. O convite veio directo da Secretaria de Estado da Juventude e será a primeira deslocação da sarron.com – Teatro e Cia., após o adiamento da viagem à Praia, por motivos operacionais.
Uma oportunidade para o público salense deliciar-se com as peripécias políticas retratadas nesta peça escrita toda em rima por Alexandre Fonseca Soares (Tey).

6.21.2006

Mais de 115 Jornalistas do Mundo estão no Mindelo


Chegaram esta manhã à Ilha do Sal, onde tiveram de imediato um encontro com o pessoal da NATO. Estou a falar de cerca de 115 Jornalistas de todo o mundo, que chegaram a este arquipélago com o fim de cobrir o exercício da NATO, O "Steadfast Jaguar" tão sobejamente falado e badalado ultimamente por estas bandas. O grosso dos Jornalistas são provenientes da Europa, mas encontra-se também entre os mesmos Japoneses, Norte-americanos, Sul-Africanos entre outros. E é exactamente amanhã, 22 de Junho aqui em S. Vicente, na praia de Flamengo que as tropas da NATO desembarcarão num mega exercício anfíbio sob o olhar atento dos supracitados Jornalistas e locais. Eu por acaso estarei lá. De salientar também o facto de que, a pedido da EMFA (Estado Maior das Forças Armadas) de Cabo Verde, serão destruidas várias cargas explosivas (em estado de Deteorização) com o apoio da NATO. Em relação aos Jornalistas, é pena que estarão pouco tempo entre nós, mas dará para dar alguma projecção ao nosso pequeno e quase desconhecido país.

ASFS

6.05.2006

Eileen Almeida Barbosa ganha Prémios Literários


A Companhia de Teatro "Sarron.com - Teatro e Companhia" não cabe em si de tão orgulhosa. Um dos elementos fundadores do grupo, a jovem Eileen Almeida Barbosa, ganhou 2 prémios literários. Prémios esses atribuidos pela AEC (Associação de Escritores Caboverdianos. Ao que parece, a jovem iniciante, arranca com dois prémios literários: o “Daniel Filipe” com «Tantas palavras» (poesia) e “Virgílio Pires” com «Anfiteatro» (contos). E como se não bastasse ainda conseguiu uma menção honrosa noutra categoria. Moss Eileen já bo cabá ke show!
Depois de desempenhar dois papeis no "Upgrade (bô) Democracia", sendo na mesma peça, Porta-voz na campanha do partido do Poder (PQP)e na segunda parte chefe do grupo parlamentar da minoria, a ilustre criatura ainda conseguiu surpreender mais com a conquista destes prémios, saindo assim do anonimato como escritora de contos, prosas e poemas. Haja fôlego, ou como diria o Nunona... Bo ta ke fúria. E a Sarron.com aproveita por endereçar à premiada, sinceros parabéns e que ficamos todos à espera, de algo no domínio da dramaturgia, ou seja para que a talentosa direccione parte do seu talento para o teatro e nos presenteie num futuro próximo com algum texto do outro mundo. Parabéns Eileen.


Para saber mais acerca dos prémio literários clique embaixo.

http://www.asemana.cv/article.php3?id_article=17814
ASFS