Sarron.com - Teatro & Companhia

As pessoas vão ao Teatro porque sabem que nessa noite o homem pode cair do trapézio (Orson Welles)

10.21.2006

Cartaz oficial da peça UM VEZ SONCENTE ERA SÁBE




Cartaz oficial da peça - Design:neulopes

Os bilhetes vão esgotar-se

Um Vez Soncente Era Sábe estará no programa "Casa da Cultura" de Abrão Vicente, a ser exibido na TCV`na próxima Quarta-feira, 25 da Outubro. Uma equipa da RTP também esteve connosco e poderemos ser vistos no programa "Nha Terra, Nha Cretchêu". Além disso a publicidade já passa na RCV e na Morabeza FM.
Então do que está à espera? Que os bilhetes se esgotem?



A dupla de música sertaneja Lucas e Mateus vão actuar em Cabo Verde no próximo mês de Dezembro. Os dois irmãos vêm ao nosso país a convite da rádio Crioula FM. A concretizar a vinda dos intérpretes de canções como "Minha estrela perdida", "Por te amar assim” e "Chovendo estrelas", será a primeira vez que uma dupla sertaneja actuará em Cabo Verde.


Lucas e Mateus irão realizar dois espectáculos: Gimno Desportivo (Praia), dia 2 de Dezembro, e MindelHotel (São Vicente), dia 3, às 17h30. Os fãs esperam que a dupla brasileira, cuja actuação será precedida da actuação de Djodje, Nany e Alcides & Vanir, interprete os grandes êxitos dos seus seis discos, entre os quais "Palavras ao vento", "Depois de você" e "Tolice".

Este ano, Lucas e Mateus já editaram "15 anos", CD que celebra 15 anos de canções em Portugal, país onde residem e a partir do qual se apresentam ao resto da Europa. Mas, a dupla sertaneja, também actua frequentemente nos Estados Unidos e Canadá, países onde a comunidade brasileira é cada vez maior. Na África lusófona, Moçambique é, até agora, o único país que viu e ouviu a performance de Lucas e Mateus.

TSF - A Semana Online

Cesária é Disco de Platina na Roménia




Cesária Évora ganhou esta quarta-feira, 18, o disco de Platina por vender mais de 30 mil cópias do seu último álbum, Rogamar, na Roménia.


Ainda se desconhece a data para a entrega oficial do prémio, apenas se sabe que a mais famosa cabo-verdiana do mundo continua a cativar com a sua voz. Desta vez, foi na Roménia que Cize alcançou o topo, conquistanto pela primeira vez um disco de platina, resultado da venda de mais de 30 mil cópias do seu último álbum, Rogamar, naquele país do Leste Europeu.

A Diva foi também notícia na quarta-feira, ao promover um concerto no salão "Filarmónica de Luxemburgo" para as crianças da SOS Villages D’enfant - ONG que conta neste momento com 450 centros em todo o mundo. A receita desse concerto reverter-se-á ao "Centro Social S.O.S. do Mindelo", uma fundação que pretende tirar da rua 150 crianças, com menos de 12 anos de idade, e 200 adolescentes dos 12 aos 16 anos.

Nova actriz para "Um Vez Soncente Era Sábe"




Luana Jardim (à direita) é a nova actriz do musical produzido pela sarron.com - Teatro & Cia. Nova dinâmica, mais alegria. Um enorme prazer trabalhar com esta actriz.

Ku - Cultura

A Cultura em Cabo Verde precisa ser pensada, repensada e rerepensada.
Até sonho com isso. E tu? Pensas nisso?
Neu Lopes

Bye-bye, Cine-Cise



O Cine Cize, em Santa Maria, na ilha do Sal, local onde foi apresentado em Agosto a nossa peça "Upgrade (Bô) Democracia" tem os dias contados. Segundo a última edição do jornal A Semana, a edilidade salense vai vender as acções que detem na sociedade que explora o Cine Cize. Não tarda nada, vamos ter algum empreendimento turístico por ali....

Além de Santiago e São Vicente, o cinema no Sal está a morrer. Enquanto isso, pipocam hoteis. Para os nosso decisores políticos, desenvolvimento é concreto e corta-fitas. E a pessoa humana? O recado que vem dos poderes públicos é claro: o cabo-verdiano precisa de Panis Et Circenses e Txau! Vamos continuar a engolir?

fonte: www.lantuna.blogspot.com

Programação da OIÁ 2006

OIÁ 2006 .......... 21 de Outubro, sábado

17:00h – Mostra Curta Criança
19:15h – Mostra Oiá – “O Pesadelo de Darwin” de Hubert SAUPER
Local: Fundação Baltazar Lopes


OIÁ 2006 .......... 22 de Outubro, domingo

17:00h – Mostra Curta Criança
19:15h – "S. Jon da Brava" de Jorge SOARES *
"Manipulação de Massa" de Guilherme REIS
Local: Fundação Baltazar Lopes
* Filme com a presença do realizador


OIÁ 2006 .......... 23 de Outubro, segunda

18:00h – Abertura das Exposições:
Bento OLIVEIRA (instalação artística)
Local: na Praça Dom Luís
César SCHOFIELD (exposição fotografia)
Local: no Centro Cultural do Mindelo
19: 15h – Filme "La peau Trouée" de Julien SAMANI
Local: Fundação Baltazar Lopes


OIÁ 2006 .......... 24 de Outubro, terça-feira

14:30h – Oficina de Realização de Documentários
orientado por César PAES
18:00h – Debate: Palestra por César PIVA
19:15h - Mostra Oiá Filme: "Mahaleo" de César PAES *
Local: Fundação Baltazar Lopes
* Filme com a presença do realizador


OIÁ 2006 .......... 25 de Outubro, quarta-feira

14:30h – Oficina de Realização de Documentários
orientado por César PAES
19:15h - Filme: "Salvador Allende" de Patrício GUZMÁN


OIÁ 2006 .......... 26 de Outubro, quinta-feira

14:30h – Oficina de Realização de Documentários
orientada por César PAES
18:00h – Debate: Palestra "A Estética Cabo-verdiana"
por Jorge DA LUZ
19:15h - Filme: "Os Guerreiros do Silêncio"
de César PAES *
Local: Fundação Baltazar Lopes
* Filme com a presença do realizador


OIÁ 2006 .......... 27 de Outubro, sexta-feira

14:30h – Oficina de Realização de Documentários
orientada por César PAES
19:15 - Filme: "A Ocasião" de Cláudia ALVES e Rita BRÁS
Local: Fundação Baltazar Lopes


OIÁ 2006 .......... 28 de Outubro, sábado

14:30h – Oficina de Realização de Documentários
orientada por César PAES
17:00h – Mostra Curta Criança
19:15 - Filmes: "Mar de Alcatraz" de Mário BENVINDO*
"To Beef Or Not To Beef" de Yuri CEUNINK*
Local: Fundação Baltazar Lopes
* Filme com a presença do realizador


OIÁ 2006 .......... 29 de Outubro, domingo

17:00h – Mostra Curta Criança
19:15h – Mostra Oiá Filme: "Saudade do Futuro"
de César PAES *
20:00h – ENCERRAMENTO
Local: Fundação Baltazar Lopes
* Filme com a presença do realizador

fonte: www.mostraoia.blogspot.com

A segunda edição da Mostra OIÁ começou ontem




A segunda edição da Mostra OIÁ, que começou ontem, na cidade do Mindelo, destaca-se por uma maior aproximação às escolas.

Segundo Tambla Almeida, director do Oiá, o estreitar das relações entre a iniciativa cultural e a comunidade académica deve-se ao engajamento das escolas e do próprio ministério da Educação. A escola é o espaço que acolhe o público-alvo do OIÁ, constituído por alunos, professores e gestores da educação.

Por outro lado, a programação destaca-se pela inclusão de quatro títulos cabo-verdianos, cujos realizadores também já garantiram presença no OIÁ. “Assim, estamos a cumprir um dos nossos objectivos, o de estimular e promover a produção local. E queremos ter, cada vez mais, a participação de filmes cabo-verdianos, bem como de títulos internacionais”, salienta Tambla.

Aliás, a Mostra é inaugurada por um filme cabo-verdiano, “Batuque, alma do povo”, de Júlio Silvão. Será o único realizador cabo-verdiano a não acompanhar a apresentação do seu filme, devido a compromissos profissionais. Entretanto, Yuri Ceuninck (“To beef or not to beef”), Mário Benvindo (“Mar de Alcatraz”) e Jorge Soares (“S. Jon da Brava”) estarão entre nós, ao longo da MOSTRA OIÁ 2006. “Na primeira edição, tivemos a participação de dois realizadores experientes, João Gomes e Leão Lopes. Este ano, a Mostra abriu espaço a realizadores jovens, que estão a iniciar um percurso no documentário”, frisa Tambla.

O director da Mostra destaca, igualmente, a selecção de curtas para crianças. São uma dezena de filmes do Projecto Curta Criança, da TVE do Brasil, cedidos através do Festival CINEPORT (Festival de Cinema dos Países de Língua Portuguesa) e da Fundação Ormeo Junqueira Botelho.

Fonte: OIÁ (mostraoia.blogspot.com)

"Um Vez Soncente Era Sábe" estará no palco do CCM durante quatro dias



Foto ensaio (Luis Miguel Morais) - Actores: Érika Ramos e Nuno Delgado


Enfim apresentaremos a tão esperada peça "Um Vez Soncente Era Sábe" na próxima semana, mais precisamente de 26 a 29 de Outubro. Será uma maratona teatral envolvendo mais de vinte pessoas, entre actores e técnicos. Para nós esta será a nossa verdadeiravestreia, tendo em conta os problemas que enfrentamos aquando da apresentação no MINDELACT2006. O feeling entre a troupe tem sido fenomenal e aguardam-se algumas surpresas. Há muitas mudanças na música, tornando-a mais concisa e agradável, mais coreografia e mudanças no elenco.



Foto ensaio (Luis Miguel Morais) - Actores: Arlindo Rocha e Nuno Delgado

O narrador será assumido agora pelo autor da peça, enquanto que Luana Jardim vem juntar-se ao elenco, dando mais profundidade à actuação das "bambas". Outra novidade é a entrada da bailarina Ariana Neves numa participação muito especial. Hernâni Almeida, director musical do espectáculo, empenhou-se fortemente para que a música seja um dos pontos mais fortes deste musical. O palco do Centro Cultural do Mindelo receberá esta peça, que foi um dos marcos do Festival Internacional de Teratro do Mindelo este ano.
Lembrem-se?

Nô tem poder na nôs curpim
Nô crê sô diverti
Ma nôs, nôs preço n'é pa discuti
Frustróde ca bô sinti
Casa de Salão é um paraíse
Pará qu'estória tchá d'isse
Nôs vida é bonança e temporal
Nôs é profissional