Sarron.com - Teatro & Companhia

As pessoas vão ao Teatro porque sabem que nessa noite o homem pode cair do trapézio (Orson Welles)

12.27.2006

“UM VEZ SONCENTE ERA SÁBE” é espectáculo do ano


O Site Mindelact, no seu balanço sobre o ano teatral no Mindelo, nomeia Um Vez Soncente Era Sabe espectáculo do ano 2006.

“Escolhemos como espectáculo do ano a peça "Um Vez Soncente era Sabe", um arrojado musical produzido pelo grupo Sarrom.com Teatro & Companhia. E são várias as razões que justificam essa escolha:
(1) pelo seu carácter inovador, no contexto do moderno teatro cabo-verdiano, ao trazer música original composta e cantada ao vivo num espectáculo de teatro, trazendo memórias de um Mindelo de outrora;
(2) pela qualidade musical da obra. Para esta peça, onde a música é imperatriz, foram criadas nove canções inéditas e versões instrumentais com ritmos entre a Morna, Coladeira, R&B, Rock n’Roll, Tango, Hip-Hop, New Metal e House Music. As composições, todas de Neu Lopes, são arranjadas, na sua maioria pelo guitarrista Hernâni Almeida, que também assina a Direcção Musical, havendo uma versão de Fernando Andrade (pianista e chefe de orquestra de Cesária Évora), e outras canções arranjadas pelo autor;
(3) pelo facto de ter no elenco actores e actrizes de praticamente todos os grupos de teatro em actividade na cidade do Mindelo, dando um carácter abrangente a esta produção teatral, a todos os títulos notável;
(4) Last but not least, pelo sucesso de público, não só durante a estreia durante o festival Mindelact, mas principalmente durante a temporada promovida posteriormente. O espectáculo do ano 2006.”

Sarron.com agradece o que, para nós, já é um reconhecimento pelo nosso trabalho e, com certeza, estaremos a trabalhar em novos projectos para que dignifiquemos cada vez mais o nosso teatro.

Colecção "Dramaturgia Nacional" lançada no Mindelo



Finalmente foi lançada no passado dia 21 de Dezembro a tão esperada e ansiada colecção «Dramaturgia Nacional», editada pela Associação Mindelact com o apoio do Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro. E não poderia ter começado melhor, com um livro de mais de 500 páginas contendo uma colectânea de peças do dramaturgo Espírito Santo da Silva, considerado pelo apresentador da obra como «a pessoa que mais e melhor teatro escreve, hoje, em Cabo Verde».

Segundo Emanuel Ribeiro, o apresentador da obra, "o lançamento de um livro é de per si um momento de grande edificação cultural, mas tratando-se de um livro que celebra o teatro não apenas como festa mas como literatura, pode-se dizer que estamos neste momento a contribuir decisivamente para que o nosso teatro deixe de ser um meio para ser um fim. E publicar mais e mais é a única via que eu conheço para que o Teatro cabo-verdiano deixe de ser aquele parente pobre da nossa literatura."

A satisfação pelo lançamento do livro de Espírito Santo da Silva era notável por parte do autor, de João Branco, em representação da Associação Artística e Cultural MINDELACT, e por vários agentes teatrais que, a partir de agora, poderão contar com uma mais valia na sua escolha dramatúrgica.

Emanuel Ribeiro acrescenta ainda que "do meu ponto de vista, Espírito Santo Silva é a pessoa que mais e melhor Teatro escreve, hoje, em Cabo Verde. Ao ler os seus eu sinto impulsos, senão de plagiar, deslocar personagens para outros contextos, retomar temas, explorar suas teses e conceitos, mas, também e sobretudo, proclamar: ninguém escreve como Ele, e ele não escreve como ninguém.

Homem-Aranha 3 (Spiderman 3) estreia em 2007











Género:
Aventura
Origem: EUA
Estreia: EUA e Brasil: 04 de Maio de 2007
Estúdio: Columbia Pictures
Realização: Sam Raimi
Argumento: Alvin Sargent
Produção: Avi Arad, Laura Ziskin


Numa época em que os cinéfilos não podem contar com o prazer de ver fantásticos filmes em ecran gigante com som estéreo ou dolby surround, eis que surge mais um. Principalmente para os grandes amantes da banda desenhada de super heróis. E, mais uma vez, vem da MARVEL. Vem aí o terceiro filme do aracnídeo.



No terceiro filme da bem-sucedida série "Homem-Aranha", novos vilões e uma nova mulher cruzam o caminho de Peter Parker. Com seu segredo agora revelado a Mary Jane e Harry Osborne, Peter precisa enfrentar as consequências de seus actos e seu relacionamento com Mary Jane, que trouxe alguns resultados inesperados para o casal, como o chefe de Peter determinado a tornar sua vida um inferno por causar problemas emocionais ao seu filho. Para piorar, um jovem repórter de investigação chamado Eddie Brock é contratado por Jameson para descobrir porque Mary Jane trocou o seu filho por Peter - qual é o segredo dele, afinal? Ao mesmo tempo, um fugitivo da polícia escondido numa praia remota é vítima de um acidente bizarro e torna-se uma criatura de areia que pode mudar de forma. Ao investigar o caso, Peter entra em contacto com dois importantes elementos que vão alterar sua vida. A primeira é a jovem Gwen Stacy, filha do novo chefe de polícia da cidade. A outra, uma substância negra encontrada no local do acidente que se funde com o uniforme de Peter, dando-lhe novas habilidades. Entretanto, a situação fica ainda mais crítica quando Harry Osborne, determinado a vingar-se de Peter pela morte de seu pai, junta-se ao Homem-Areia para causar destruição, vestindo uma variação do uniforme do Duende Verde. No caos que se segue, vidas são perdidas - incluindo algumas próximas a Peter - enquanto a substância negra se desprende dele para formar uma nova entidade, unindo-se a um distraído Eddie Brock, dando vida a uma criatura única e um inimigo que ele talvez não seja capaz de parar. Venom.