Sarron.com - Teatro & Companhia

As pessoas vão ao Teatro porque sabem que nessa noite o homem pode cair do trapézio (Orson Welles)

1.21.2007

Vem aí a Noite dos Óscares


A noite dos óscares para 2007 está marcada para 25 de Fevereiro. Entretanto, só no 23 de Janeiro, Terça-feira, serão conhecidos os nomeados para receberem o mais importante prémio anual de cinema.

Alguns dados estão já lançados em vários sites especializados, que apontam Martin Scorcese como o realizador favorito, e o seu mais recente filme "The Departed – Infiltrados" para o melhor filme do ano. Juntos a Scorcese, uma possível lista com Alejandro Gonzales Iñarritu (Babel), Pedro Almodovar (Volver), Clint Eastwood (Flags Of Our Fathers), Bill Condon (Dreamgirls) e Stephen Frears (The Queen). Entre outros filmes que poderão ser indicados para o óscar de Melhor Filme estão The Queen, Dreamgirls, The Last King of Scotland, Babel, Half Nelson, Little Children, Notes On a Scandal, United 93, Little Miss Sunshine, ou ainda Letters from Iwo Jima.

Para o óscar de Melhor Actor, Forrest Whitaker parece ser um dos favoritos pelo seu papel em The Last King Of Scotland, mas terá a possível concorrência de Derek Luke (Catch a Fire), Leonardo DiCaprio (Blood Diamond), Patrick Wilson (Little Children), Ryan Gosling (Half Nelson), Aaron Eckhart (Thank You for Smoking), ou o veterano Peter O'Toole (Venus). Para os Secundários prevê-se nomeações para grandes nomes, entre os quais Leonardo Dicaprio (The Departed), Jackie Earle Haley (Little Children), Adam Beach (Flags of Our Fathers), Alan Arkin (Little Miss Sunshine), Brad Pitt (Babel), Donald Sutherland (Aurora Borealis) ou o gigante Jack Nicholson (também para The Departed).

No que diz respeito às senhoras, Meryl Streep (The Devil Wears Prada), Helen Mirren (The Queen), Gretchen Mol (The Notorious Bettie Page), Judi Dench (Notes on a Scandal), Penelope Cruz (Volver), Annette Bening (Running With Scissors), Julie Walters (Driving Lessons) ou ainda Toni Collette (Little Miss Sunshine) poderão ser nomeadas para o óscar de Melhor Actriz, enquanto que entre as Secundárias estarão na lista nomes como Jennifer Hudson (Dreamgirls), Abigail Breslin (Little Miss Sunshine), Blythe Danner (The Last Kiss), Cate Blanchett (Notes on a Scandal), Lily Tomlin (A Prairie Home Companion) e Rinko Kikuchi (Babel).

Nas categorias técnicas prevê-se nomeações para The Queen (Argumento Original), The Departed (Argumento Adaptado); Casino Royale, Little Miss Sunshine, The Guardian, Dreamgirls e The Curious George (Canção Original); Flags of Our Father, Casa de Areia, X-Men 3, A Good Year, The Fountain, The Black Dahlia e Curse of the Golden Flower (Cenografia); Pirates Of The Caribbean – Dead Man’s Chest, Flags of Our Father, The Fountain, The DaVinci Code, Pan's Labyrinth, V for Vendeta, X-Men 3 (Efeitos Especiais); X-Men 3, Flags of Our Fathers, Babel, Dreamgirls, Miami Vice (Montagem); Dreamgirls, Flags of Our Fathers, The DaVinci Code, Babel, X-Men 3 (Som e Efeitos Sonoros); Flags of Our Fathers, Dreamgirls, Marie-Antoinette, Pan's Labrinth, V for Vendeta (Direcção Artística); The Devil Wears Prada, Curse of the Golden Flower, The Black Dahlia, Dreamgirls, Marie-Antoinette (Guarda-roupa).

Outras importantes nomeações esperadas são as dos óscares para Melhor Filme de Língua Estrangeira (The Lives of Others – Alemanha, Water – Canada, Apocalypto – Mexico, Changing Times – France, Sweet Mud – Israel) e para os cada vez mais apreciados Filmes de Animação (Pan’s Labyrinth, Ice Age 2,Cars, Happy Feet, Flushed Away).


Neu Lopes - sarron.com

1.19.2007

Festa de Município com muita Cultura


sarron.com-Teatro & Cia. não vai fazer parte do vasto programa cultural por ocasião da festa do município de S. Vicente. No dia 17, quarta-feira, pelas 18 horas, inaugurou-se uma exposição da artista plástica Benvinda Pereira, no Centro Cultural do Mindelo, e às 18h30 seguiu-se o lançamento do livro “Problemas Económicos de Cabo Verde, de Manuel Ribeiro Almeida, na Biblioteca Municipal.

No sábado, 20, será dado a estampa o Guia Turístico de São Vicente na Academia de Música e lançada a primeira pedra do monumento dedicado à geminação, na Praça D. Luís. No dia grande de festa, 22, haverá uma sessão de homenagem a munícipes, pelas 10 horas, na Academia de Música, presidida pelo Presidente da Republica, Pedro Pires. Seguem-se a inauguração das instalações da Universidade Lusófona “Baltazar Lopes”, em Chã de Cricket, missa e procissão em honra ao patrono da ilha, São Vicente, final do concurso de vozes e um espectáculo musical com Tito Paris no Largo do Pássaro.

Para além das actividades culturais, destaque é dado para a entrega de prémios aos vencedores dos concursos “Rua Mais Limpa e Embelezada” e desenho infantil “Crescer Sem Palmadas”. Inaugurações, lançamento de primeiras pedras (Edifício Técnico da CMSV, Baía Investimentos, ITS-Imobiliária Turística Salamansa, Cesária Resort, Flamengo Resort e Baía Mindel), homenagem a munícipes e assinatura de protocolos são outras acções previstas no âmbito das festas de 2007.

Obra de Brito Semedo apresentada hoje na Biblioteca Nacional

Será apresentado ao público hoje, às 18h30, na sala de conferências da Bilbioteca Nacional a obra “A Construção da Identidade Nacional – Análise da Imprensa entre 1877 e 1975.

A obra é o resultado da tese de doutoramento defendida em 2003 pelo antropólogo Brito Semedo.

1.16.2007

Estão abertas as inscrições para o Mindelact 2007


Consulte o regulamento em

www.mindelact.com/mem_mindelact.htm

Mesquitela Lima enterrado ontem em Lisboa

O antropólogo cabo-verdiano Augusto Mesquitela Lima foi enterrado ontem, em Lisboa. O decano dos antropólogos cabo-verdianos deixou uma vasta obra, da qual fazem parte alguns estudos sobre a cultura do seu país natal, Cabo Verde. A notícia do seu passamento é hoje referida pelo diário «Público», em artigo de Isabel Salema, «Mesquitela Lima (1929-2007) O antropólogo que começou como funcionário colonial», que «asemanaonline» transcreve na íntegra ao abrigo da parceria existente entre «A Semana» e aquele periódico português.

Augusto Mesquitela Lima era um africanista e visto como um ancião entre a tribo dos antropólogos. Morreu no domingo de manhã, aos 78 anos. O seu maior legado é a criação do Departamento de Antropologia na Universidade Nova de Lisboa. Mesquitela Lima nasceu no Mindelo, em Cabo Verde, a 10 de Janeiro de 1929, numa família com tradições coloniais - o avô foi governador de Cabo Verde. Começa uma carreira de funcionário colonial em 1949, como escriturário da Alfândega de Cabo Verde. Três anos depois, já está em Angola como chefe de posto da Inspecção dos Serviços Administrativos e Negócios Indígenas.

Mas o jovem funcionário colonial sente necessidade de aprofundar os seus conhecimentos e em 1959 chega a Lisboa para estudar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina. Com uma formação em Estudos Políticos e Sociais do Ultramar, volta novamente a Angola para o Instituto de Investigação Científica de Angola, onde acaba a dirigir o Museu de Angola, em Luanda. Uma das suas grandes paixões é, aliás, a arte africana, sendo internacionalmente reconhecido como especialista em arte da África Central. É também um grande coleccionador.

O que é "invulgar na experiência colonial portuguesa é o cruzamento entre a experiência prática e uma formação académica que chega ao doutoramento de Estado em Paris", diz Rui Pereira, colega no Departamento de Antropologia. "Mesquitela Lima começa como funcionário e administrador colonial. Como fruto desse convívio diário, cria um interesse pragmático e procura ter uma formação académica de alto nível. Trabalhou com Lévi-Strauss em Paris na Sorbonne." Ou, como diz Jorge Crespo, também colega no Departamento de Antropologia, "volta ao terreno já com novos instrumentos de investigação, com uma preparação moderna no domínio das ciências sociais".

É em 1977, na Universidade Paris X - Nanterre, que faz o seu doutoramento de Estado. No ano seguinte, diz Jorge Crespo, cria o Departamento de Antropologia na Universidade Nova de Lisboa. "Existe uma grande dívida institucional entre a comunidade dos antropólogos", afirma Rui Pereira, lembrando que Mesquitela Lima também criou o Instituto de Estudos Africanos.

A sua obra de referência é o estudo sobre o grupo étnico kyaka em Angola, uma monografia clássica. Mas também estudou os quiocos, diz Rui Pereria, e os seus interesses estendem-se em múltiplos domínios, desde a antroplogia do religioso ao parentesco, passando pela antropologia do simbólico. Tem inúmeros artigos publicados em Portugal e no estrangeiro. Era um excelente professor, diz Pereira.

Já jubilado, Mesquitela Lima continua a ser visto como "o ancião da tribo dos antropólogos", diz Maria Cardeira da Silva, outra colega da universidade. "Nos últimos anos surgiram visões mais contemporâneas da antropologia, mais deslocadas dos terrenos coloniais, mas é consensual o reconhecimento em relação ao seu papel na fundação da Antropologia como disciplina instituída em Portugal."

Mesquitela Lima foi ontem enterrado no Cemitério do Lumiar, em Lisboa.


in: asemana online

1.13.2007

Mayra entre os melhores de 2006 em Portugal

Uma das mais antigas publicações portuguesas especializadas em música, o Blitz, coloca "Navega" de Mayra Andrade entre os 20 melhores discos de 2006, editados em Portugal. No 19º lugar da tabela assinala-se, segundo o Blitz, "o estilo e o carisma" da artista cabo-verdiana.

O Blitz, que agora é editado como revista depois de durante muitos anos ter sido um jornal, diz que "Mayra Andrade passa ao lado dos clichés de ’nova esperança’ ou ’ sucessora de’". Para esta que é uma das publicações especializadas em música mais lidas em Portugal (o número de Janeiro tem uma tiragem de 27 mil exemplares) Mayra impôs-se "pelo estilo e carisma, dando razão ao verso de Rui Veloso: ’E canta com a expressão/ de quem vai ter um filho/ mesmo pelo coração’". Escreve ainda que a cabo-verdiana tem uma "voz grave e quente" e que "passa com surpreendente facilidade da morna ao funaná, da coladeira ao batuque, passando pelo jazz".

Na lista dos 20 melhores de 2006, há apenas mais um nome africano, Ali Farka Touré, que ocupa a 14ª posição da tabela, com o álbum Savane ou "a música no seu estado mais puro - seja lá o que isso for", nas palavras dos jornalistas do Blitz.

Maioritariamente "anglo-saxónica", esta tabela destaca ainda duas revelações brasileiras: os funk-electro-pop Cansei de ser sexy (3º) e Cibelle (11º), em registo acústico. Em primeiro lugar, está a estreia dos Gnarls Barkley com St. Elsewhere. Na tabela dedicada aos discos portugueses, o lugar mais cobiçado do pódio é de Sérgio Godinho.

RVS in: asemana online

MARTIN SCORCESE REGRESSA COM FILME BOMBÁSTICO

Título Original: The Departed
Género: Drama
Duração: 149 minutos
Estúdio: Warner Bros. Pictures / Vertigo Entertainment / Plan B Entertainment / Media Asia Films Ltd. / Initial Entertainment Group
Realização: Martin Scorcese

Elenco

Leonardo di Caprio, Matt Damon, Jack Nicholson, Martin Sheen, Mark Wahlberg, Anthony Anderson, Ray Winstone, Dion Baia, Lyman Chen, Derrick Costa, Kirsten Dalton, Conor Donovan, Shay Duffin, Brian Haley, Amanda Lynch.

Sobre a História
A polícia trava uma verdadeira guerra contra o crime organizado em Boston. Billy Costigan (Leonardo DiCaprio), um jovem polícia, recebe a missão de se infiltrar na máfia, mais especificamente no grupo comandado por Frank Costello (Jack Nicholson). Aos poucos Billy conquista sua confiança, ao mesmo tempo em que Colin Sullivan (Matt Damon), um criminoso que foi infiltrado na polícia como informador de Costello, também ascende dentro da corporação. Tanto Billy quanto Colin sentem-se aflitos devido à vida dupla que levam, tendo a obrigação de sempre obter informações. Porém quando a máfia e a polícia descobrem que entre eles há um espião, a vida de ambos passa a correr perigo.

Cinema em Cabo Verde - procura-se VIVO!!!

Bienal de Artes do Rio - O que é?


A compreensão da identidade nacional passa pelo entendimento de que somos um povo em formação, novo, mestiço.

Confirmando esta ideia, a 5ª Bienal da UNE costura os fios de uma história que aparentemente se perdeu: a relação do Brasil com o continente africano e sua influência na formação da cultura brasileira. Para além da abominável violência do tráfico negreiro, houve uma relação de enorme troca cultural entre os dois continentes.

Portanto, o Brasil e a África, como demonstrou Alencastro em O Trato dos Viventes, não estavam simplesmente em contacto, mas faziam parte de uma mesma territorialidade, a do Atlântico Sul, espaço no qual o nosso país se formou. Um Rio chamado Atlântico, na imagem feliz do poeta, diplomata e historiador africanista Alberto da Costa e Silva.

Essa imensa massa de gente vinda da África, sob o jugo do sistema mais iníquo que a humanidade já conheceu, que é o de escravidão, foi um elemento fundamental, em muitos aspectos preponderante, na construção do povo brasileiro. O próprio Rio de Janeiro foi um espaço privilegiado na construção desta identidade. Capital da colónia a partir de 1763, do império português durante a presença da corte, e mais tarde do Império do Brasil, a cidade carioca acolheu escravos e negros alforriados, egressos, principalmente do maior porto negreiro africano ao sul do equador, o porto de Luanda, de onde saíram mais de 200 mil escravos, metade dos quais para o Rio.

O Rio foi, assim, o principal caldeirão da formação desta nacionalidade. Escravos libertos juntavam-se aos que já estavam na cidade para “sincretizar” e criar uma parte importante da cultura brasileira. Rio de Janeiro, cidade negra, capital cultural do Brasil, urbe síntese da nossa nacionalidade, expondo as nossas maiores relações com o continente africano.

in: www.gtccpm.blogspot.com

Mar Alto Vai ao Rio

A peça de teatro "Mar Alto", do GTCCPM - ICA, nomeada pela AAC MINDELACT melhor espectáculo do ano 2005 tem sido um exemplo de carreira teatral. A peça já foi apresentada no Mindelo, Praia, Porto, Famalicão e Oeiras. O jornalista de um dos semanários da nossa praça não hesitou em nomear esta peça como "a melhor produção cénica do ano", em 2005. Em Junho do ano passado, esteve presente no FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, um dos mais emblemáticos eventos teatrais da Europa. No final de Janeiro, será apresentado no Rio de Janeiro, Brasil. O palco, desta vez, será a Bienal de Artes do Rio de Janeiro.

Mindelact no "Janeiro-mês do Teatro" na Guiné-Bissau


A Associação Mindelact faz-se representar na iniciativa “Janeiro - mês do Teatro”, dedicada exclusivamente às artes cénicas, e organizada pelo Centro Cultural Português - ICA, de Bissau. Para isso, foi elaborada uma programação que inclui peças de teatro de todos os grupos guineenses no activo, na capital e interior.

Neste certame, será ainda exibido um documentário sobre o Festival Mindelact 2007 e será apresentado o livro “Nação Teatro - História do Teatro em Cabo Verde”.

A abertura das actividades do “Janeiro - Mês de Teatro” na Guiné-Bissau acontece, esta quarta-feira, 10 de Janeiro. Segue-se uma mostra “Teatro”, com livros, publicações, folhetos e vídeos, uma conferência de imprensa e sketchs teatrais com o grupo “Os Fidalgos (Guiné-Bissau). Na sexta-feira, 12, arranca um “Curso de Artes Teatrais”, que terá como formadores João Branco, Flora Gomes, Abdulai Silá, Carlos Schawartz, Carlos Vaz, Jorge Biague, entre muitos outros nomes importantes do teatro.

Haverá ainda espectáculos com os grupos teatrais Lanta, Catcho Modja, Os Fidalgos e Amizade na sexta-feira, dia 12 de Janeiro, no CCP e em São Domingos, pelas 21 e 22 horas, respectivamente. No dia 16, terça-feira, sobem ao palco os grupos Teatro Experimental de Bissau e Kansala, no Centro Cultural Português de Bissau. Para o dia 17, quarta-feira, abrem duas exposições de fotografia intituladas “Guiné Bissau” e “Angolando”, organizadas pela Fundação Evangelização e Cultural-Portugal.

O Dia de Cabo Verde será na quinta-feira, 18, data marcada para uma conferência intitulada “O Teatro em Cabo Verde/O Festival de Teatro do Mindelo” a ser proferida por João Branco, director do grupo de teatro do CCP Mindelo e presidente da Associação Mindelact. Mais tarde, no mesmo dia, será apresentado o livro “Nação Teatro: História do Teatro em Cabo Verde”, de João Branco, seguido de uma sessão de autógrafos, e ainda do visionamento do vídeo “Mindelact 2007 - Festival Internacional de Teatro do Mindelo.

No dia 19, sexta-feira, será exibido o espectáculo “Mistida” do grupo “Os Fidalgos” e uma outra do grupo Amizade. Para os dias subsequentes, 20, 21 e 22, estão agendados espectáculos com o grupo Teatro Experimental de Bissau, atelier de formação de fabrico de fantoches (Atchó Express de 22 a 27) e Artes de Rua e Animação (Luís Bessa - Portugal. No dia 23, terça-feira, haverá uma conferência sobre o tema “O Teatro em Portugal e nos Países de Língua Portuguesa/A Cena Lusófona/O Grupo de Teatro Escola da Noite”, com António Augusto Barros, da Cena Aberta de Coimbra, Portugal.

Para os dias 24 e 25 está agendado o fórum “O Teatro na Guiné-Bissau”, entre as 19 e as 21 horas, com a participação de Jorge Biague, Flora Gomes, Rui Manuel, Carlos Vaz, Sérgio, Dina Adão, Rui Landim, Nelvina Barreto, Amélia Silva, Abdulai Silá, Teresa Montenegro, Carlos Schwartz e ainda Kovalski (Polónia), Paulo, António Augusto Barros (Portugal), João Branco (Cabo Verde), Luís Bessa (Portugal), entre outros. Haverá, de seguida, a apresentação da “Mostra sites de/sobre teatro no mundo lusófono”.

Os três dias que antecedem o cair do pano de “Janeiro - Mês do Teatro” serão preenchidos com espectáculos dos grupos Lanta, Catcho Modja, Teatro Experimental de Bissau e Kansala, com a projecção do filme “Os Olhos Verdes de Yonta” de Flora Gomes e com sketches de teatros pelos grupos Os Fidalgos e Teatro Experimental de Bissau.

Constânça de Pina - in: asemana online

1.11.2007

Terceira Edição do Festival Da Juventude Será Em São Vicente



A terceira edição do Festival da Juventude terá lugar este ano na Ilha do Porto Grande. Espera-se muitas actividades des portivas culturais e recreativas, para além do voluntariado. Num encontro entre jovens agentes culturais e desportivos levado e a Secretaria de Estado da Juventude e Desportos a cabo no Hotel Porto Grande, ficou-se a saber que o certame terá lugar de 1 a 29 de Julho. O Secretário de Estado da Juventude e Desportos disse que espera uma enorme festa em São Vicente, uma vez que se trata de uma ilha com enorme tradição na organinaçao de eventos. Jovens de todo o país e da diáspora estarão reunidos em S. Vicente, dando corpo à terceira edição desse festival que, segundo o Secretário de Estado da Juventude, irá ficar na história.
Para abrir, será programada uma grande parada com todos os intervenientes. Será um grande espectáculo. O Secretário de Estado da Juventude e Desportos e a Directora Geral da Juventude já solicitaram o apoio de jovens com experiência em actividades culturais e desportivas para ajudarem na elaboração do programa e no desenvolvimento dessas actividades.
Prometeu-se dar muita importância à inovação e à originalidade de trabalhos e iniciativas, quer culturais, quer desportivas, quer cientifico-tecnológicas. Apoios não faltarão, mas os projectos (credíveis, com certeza) terão que dar entrada atempadamente quer na Direcção Geral da Juventude ou na Secretaria Geral da Juventude, quer nos Centros de Juventude espalhados pelo país. Aqui em S. Vicente o CEAJ situa-se no Alto Mira-mar, ao lado da Clínica O SISO.
Sendo uma ilha cultural, e com uma grande tradição teatral, pretende-se dar importância às várias áreas da cultura, como a música, às artes plásticas, à dança etc., para além de alargar a gala de teatro para três ou quatro dias, em vez dos dois dias que, para o efeito, foram reservados nas anteriores edições do festival.
Lembra-se que sarron.com - Teatro & Cia. representou S. Vicente na segunda edição, que teve lugar na Ilha do Sal, em 2006.

sarron.com


Playback do 12.º Curso de Iniciação Teatral é hoje



Os alunos do 12.º Curso de Iniciação Teatral do CCP/ICA enfrentam pela primeira vez o público (embora um púlico restrito e selecto), no já tradicional Playback. No Blog oficial do curso já foi formulado o convite a todos os antigos alunos do curso.
O show acontece hoje, Quinta-feira, às 19h00.

sarron.com