Sarron.com - Teatro & Companhia

As pessoas vão ao Teatro porque sabem que nessa noite o homem pode cair do trapézio (Orson Welles)

11.10.2006

Jovens dos PALOP’s podem concorrer a Prémio Ferreira de Castro

Os jovens dos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) podem concorrer este ano, pela primeira vez, ao Prémio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro, cujos vencedores serão anunciados a 28 de Fevereiro de 2007. O Prémio foi oficialmente anunciado em Cabo Verde em Julho último pela associação responsável pela sua instituição, Ferreira Castro, com sede em Oliveira de Azeméis, em Portugal.


Vítor Amorim, presidente desta associação, revela que o alargamento da distinção a jovens dos PALOP teve em conta a celebração, este ano, do décimo aniversário da CPLP (Comunidade dos países de língua portuguesa). Nesta sua 31ª edição em Portugal e terceira no Brasil, o prémio nas modalidades de poesia e prosa tem tema livre.

O objectivo, escreve o Diário Digital de Portugal, é promover e premiar a leitura e a escrita dos jovens em duas faixas etárias - escalão A, entre os 12 e os 15 anos, e escalão B, entre os 16 e os 20 - e “revelar e divulgar novos valores literários”.

Os concorrentes podem apresentar, até ao dia 30 de Novembro proximo, um número ilimitado de trabalhos, desde que originais, à apreciação do júri, integrado pelos escritores Matilde Rosa Araújo, António Torrado e José Eduardo Agualusa e pela professora Ivone Bastos Ferreira, da Escola Secundária Ferreira de Castro, em Portugal.

Em cada escalão, o autor do melhor trabalho, em prosa e poesia, receberá obras de Ferreira de Castro e um prémio pecuniário de 200 euros. O regulamento “está a ser difundido nas embaixadas”, e pode igualmente ser consultado no «site» da Associação, www.prof2000.pt/users/apnljfc.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial