Sarron.com - Teatro & Companhia

As pessoas vão ao Teatro porque sabem que nessa noite o homem pode cair do trapézio (Orson Welles)

12.27.2006

Colecção "Dramaturgia Nacional" lançada no Mindelo



Finalmente foi lançada no passado dia 21 de Dezembro a tão esperada e ansiada colecção «Dramaturgia Nacional», editada pela Associação Mindelact com o apoio do Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro. E não poderia ter começado melhor, com um livro de mais de 500 páginas contendo uma colectânea de peças do dramaturgo Espírito Santo da Silva, considerado pelo apresentador da obra como «a pessoa que mais e melhor teatro escreve, hoje, em Cabo Verde».

Segundo Emanuel Ribeiro, o apresentador da obra, "o lançamento de um livro é de per si um momento de grande edificação cultural, mas tratando-se de um livro que celebra o teatro não apenas como festa mas como literatura, pode-se dizer que estamos neste momento a contribuir decisivamente para que o nosso teatro deixe de ser um meio para ser um fim. E publicar mais e mais é a única via que eu conheço para que o Teatro cabo-verdiano deixe de ser aquele parente pobre da nossa literatura."

A satisfação pelo lançamento do livro de Espírito Santo da Silva era notável por parte do autor, de João Branco, em representação da Associação Artística e Cultural MINDELACT, e por vários agentes teatrais que, a partir de agora, poderão contar com uma mais valia na sua escolha dramatúrgica.

Emanuel Ribeiro acrescenta ainda que "do meu ponto de vista, Espírito Santo Silva é a pessoa que mais e melhor Teatro escreve, hoje, em Cabo Verde. Ao ler os seus eu sinto impulsos, senão de plagiar, deslocar personagens para outros contextos, retomar temas, explorar suas teses e conceitos, mas, também e sobretudo, proclamar: ninguém escreve como Ele, e ele não escreve como ninguém.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial