Sarron.com - Teatro & Companhia

As pessoas vão ao Teatro porque sabem que nessa noite o homem pode cair do trapézio (Orson Welles)

3.29.2006

Dia Mundial do Teatro: grupos de S. Vicente assumem posição conjunta (in: mindelact.com)

Aproveitar o Dia Mundial do Teatro não apenas para comemorar, mas sobretudo para reflectir. Foi com este objectivo que os agentes teatrais do Mindelo, com todos os grupos de teatro em actividade representados, redigiram um comunicado onde chamam atenção para alguns aspectos relacionados com a actualidade teatral. E lançam o repto: «nós estamos a fazer a nossa parte. Agora, quem de direito, tem também que assumir as suas responsabilidades". Leia aqui o texto integral.


DIA MUNDIAL DO TEATRO
Comunicado Conjunto


No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Teatro, que deve e pode funcionar também como um dia de reflexão, os grupos de teatro de S. Vicente em actividade concluem que:

1. Existe nesta ilha uma dinâmica teatral crescente, no que diz respeito ao número de grupos teatrais em actividade, espectáculos produzidos por ano, número de pessoas envolvidas na sua execução, um público crescente (com destaque para o público infantil) e na aposta numa formação teatral contínua.

2. Esta dinâmica é o resultado da crescente qualidade técnica e artística do nosso teatro e não nasceu de geração espontânea. Pelo contrário, ela é o resultado directo de dias e dias de trabalho, horas e horas de ensaios, de muito sacrifício pessoal e esforço colectivo.

3. Destacamos ainda a visibilidade crescente em áreas como a dramaturgia, a encenação, a cenografia, a iluminação, a componente gráfica, etc.

4. Afirmamos a união crescente entre os grupos teatrais, independentemente da salutar diferença existente entre os mesmos, no que diz respeito aos projectos artísticos e aos pontos de vista estético, estilo ou de reportório.

5. Não foi por acaso que o Festival Internacional de Teatro do Mindelo – Mindelact, que é de todos nós, tenha sido recentemente classificado como o mais importante evento teatral africano.

6. Também não terá sido por acaso que toda essa dinâmica foi reconhecida oficialmente, pelo Governo, com a atribuição à Associação Mindelact da Medalha de 1º Grau de Mérito Cultural, e pela Câmara Municipal, com a homenagem prestada no dia do Município.

Apesar deste panorama risonho, os grupos de teatro do Mindelo constatam que:

1. As condições de trabalho, que deviam ser proporcionadas por quem de direito, não tem acompanhado a referida dinâmica e o reconhecimento oficial que resultou da mesma.

2. Os grupos de teatro em actividade continuam sem lugares condignos de ensaio e de reciclagem a nível de formação teatral.

3. As condições de produção de espectáculos de teatro são, a cada dia que passa, menos condignas e mais difíceis.

4. Apesar da única sala disponível estar localizada num espaço público, os custos a que os grupos de teatro estão sujeitos para montar as suas peças, na maioria das vezes, não são cobertas pelas poucas receitas conseguidas.

5. A situação actual, as conquistas alcançadas com o trabalho e suor de todos nós, já justificava, de quem de direito, uma outra aposta, dinâmica e investimento nas artes cénicas cabo-verdianas, em geral, e de S. Vicente, em particular.

6. A situação actual já justificava a existência em S. Vicente de um espaço público, com salas de ensaio, salas de aula, escritório de produção, local para guardar cenários, figurinos e material técnico, espaço esse, entregue aos próprios artistas e agentes teatrais para uma utilização contínua e condigna.

Assim: os grupos de teatro de S. Vicente exigem, que quem de direito, faça também, aqui e agora, a sua parte. E lançam o apelo: assumam as vossas responsabilidades.

Nos continuaremos, com cada vez mais força, união e trabalho, a fazer a nossa parte, em prol do teatro em Cabo Verde e em S. Vicente.


Mindelo, 27 de Março de 2006 / Dia Mundial do Teatro e Dia da Mulher Cabo-verdiana


Alunos dos Cursos de Iniciação Teatral do CCP

Associação Artística e Cultural Mindelact

Atelier Teatrakácia

Companhia de Teatro Solaris

Grupo de Teatro do CCP / ICA

Grupo de Teatro Dionísio

Sarrom.com Teatro & Companhia

Teatro Infantil do Mindelo - TIM

1 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial