Sarron.com - Teatro & Companhia

As pessoas vão ao Teatro porque sabem que nessa noite o homem pode cair do trapézio (Orson Welles)

1.13.2007

Mindelact no "Janeiro-mês do Teatro" na Guiné-Bissau


A Associação Mindelact faz-se representar na iniciativa “Janeiro - mês do Teatro”, dedicada exclusivamente às artes cénicas, e organizada pelo Centro Cultural Português - ICA, de Bissau. Para isso, foi elaborada uma programação que inclui peças de teatro de todos os grupos guineenses no activo, na capital e interior.

Neste certame, será ainda exibido um documentário sobre o Festival Mindelact 2007 e será apresentado o livro “Nação Teatro - História do Teatro em Cabo Verde”.

A abertura das actividades do “Janeiro - Mês de Teatro” na Guiné-Bissau acontece, esta quarta-feira, 10 de Janeiro. Segue-se uma mostra “Teatro”, com livros, publicações, folhetos e vídeos, uma conferência de imprensa e sketchs teatrais com o grupo “Os Fidalgos (Guiné-Bissau). Na sexta-feira, 12, arranca um “Curso de Artes Teatrais”, que terá como formadores João Branco, Flora Gomes, Abdulai Silá, Carlos Schawartz, Carlos Vaz, Jorge Biague, entre muitos outros nomes importantes do teatro.

Haverá ainda espectáculos com os grupos teatrais Lanta, Catcho Modja, Os Fidalgos e Amizade na sexta-feira, dia 12 de Janeiro, no CCP e em São Domingos, pelas 21 e 22 horas, respectivamente. No dia 16, terça-feira, sobem ao palco os grupos Teatro Experimental de Bissau e Kansala, no Centro Cultural Português de Bissau. Para o dia 17, quarta-feira, abrem duas exposições de fotografia intituladas “Guiné Bissau” e “Angolando”, organizadas pela Fundação Evangelização e Cultural-Portugal.

O Dia de Cabo Verde será na quinta-feira, 18, data marcada para uma conferência intitulada “O Teatro em Cabo Verde/O Festival de Teatro do Mindelo” a ser proferida por João Branco, director do grupo de teatro do CCP Mindelo e presidente da Associação Mindelact. Mais tarde, no mesmo dia, será apresentado o livro “Nação Teatro: História do Teatro em Cabo Verde”, de João Branco, seguido de uma sessão de autógrafos, e ainda do visionamento do vídeo “Mindelact 2007 - Festival Internacional de Teatro do Mindelo.

No dia 19, sexta-feira, será exibido o espectáculo “Mistida” do grupo “Os Fidalgos” e uma outra do grupo Amizade. Para os dias subsequentes, 20, 21 e 22, estão agendados espectáculos com o grupo Teatro Experimental de Bissau, atelier de formação de fabrico de fantoches (Atchó Express de 22 a 27) e Artes de Rua e Animação (Luís Bessa - Portugal. No dia 23, terça-feira, haverá uma conferência sobre o tema “O Teatro em Portugal e nos Países de Língua Portuguesa/A Cena Lusófona/O Grupo de Teatro Escola da Noite”, com António Augusto Barros, da Cena Aberta de Coimbra, Portugal.

Para os dias 24 e 25 está agendado o fórum “O Teatro na Guiné-Bissau”, entre as 19 e as 21 horas, com a participação de Jorge Biague, Flora Gomes, Rui Manuel, Carlos Vaz, Sérgio, Dina Adão, Rui Landim, Nelvina Barreto, Amélia Silva, Abdulai Silá, Teresa Montenegro, Carlos Schwartz e ainda Kovalski (Polónia), Paulo, António Augusto Barros (Portugal), João Branco (Cabo Verde), Luís Bessa (Portugal), entre outros. Haverá, de seguida, a apresentação da “Mostra sites de/sobre teatro no mundo lusófono”.

Os três dias que antecedem o cair do pano de “Janeiro - Mês do Teatro” serão preenchidos com espectáculos dos grupos Lanta, Catcho Modja, Teatro Experimental de Bissau e Kansala, com a projecção do filme “Os Olhos Verdes de Yonta” de Flora Gomes e com sketches de teatros pelos grupos Os Fidalgos e Teatro Experimental de Bissau.

Constânça de Pina - in: asemana online

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial