Sarron.com - Teatro & Companhia

As pessoas vão ao Teatro porque sabem que nessa noite o homem pode cair do trapézio (Orson Welles)

3.18.2007

Técnico César Fortes escolhido para Prémio de Mérito Teatral 2007


A Assembleia Geral da Associação Mindelact decidiu, está decidido O técnico de iluminação César Fortes foi o nome escolhido para receber, no dia 27 de Março, Dia Mundial do Teatro, o Prémio de Mérito Teatral 2007. César Fortes, é hoje um dos mais prestigiados técnicos de iluminação exercer actividade profissional em Portugal, amplamente requisitado por algumas das mais importantes companhias teatrais daquele país. Em Cabo Verde, é Director Técnico do Festival Internacional de Teatro do Mindelo - Mindelact, desde 1998.


O Prémio de Mérito Teatral

O Prémio de Mérito Teatral foi criado em 1999 pela Associação Mindelact, para anualmente homenagear um grupo de teatro, particulares, empresas ou instituições públicas ou privadas que se destaquem pelo apoio e contribuição para o desenvolvimento das artes cénicas cabo-verdianas e tem como objectivo principal servir de incentivo para aqueles que, de uma forma ou de outra, tem contribuído para o melhoramento do nosso teatro. O prémio é representado por uma estatueta em bronze concebida pelo artista plástico Manú Cabral, a partir de um dos elementos que constituem o logotipo da Associação Mindelact, este por sua vez da autoria da artista plástica Luísa Queirós.É entregue no dia 27 de Março – Dia Mundial de Teatro – e a decisão cabe à Assembleia Geral, órgão máximo da Associação Mindelact.
Desde a sua fundação, em 1999, já foram contempladas as mais diversas áreas envolvendo as artes cénicas de Cabo Verde. Assim, no seu primeiro ano, o Grupo de Teatro Juventude em Marcha (produção teatral) e o Sr. Mário Matos (investigação), foram os premiados. Em 2000, foi a vez de Francisco Fragoso (encenação). No ano seguinte, 2001, a área destacada foi a da formação, com a Escola Salesiana de Artes e Ofícios e o Centro Cultural Português do Mindelo - IC. O jornal A Semana e a Rádio de Cabo Verde (promoção) foram os homenageados seguintes, tendo recebido o prémio em 2003. Depois foi a vez do Público do Mindelo, cujo prémio foi entregue, simbolicamente, à Câmara Municipal de S. Vicente. Em 2004, coube a vez ao Cine-Teatro Éden Park (infra-estrutura), hoje encerrado e com o seu futuro arquitectónico em risco. O mecenato não foi esquecido e o Banco Comercial do Atlântico, parceiro do festival Mindelact há muitos anos, foi a entidade homenageada em 2005. No ano passado, a artista plástica Luísa Queirós, foi contemplada, pelo seu trabalho como designer e ilustradora de cartazes e programas de teatro. 2007 é o ano da vertente técnica, com César Fortes.


César Fortes, o premiado de 2007

César Fortes iniciou-se na sua área de trabalho em 1995. Foi para Portugal em 1999, para uma residência e formação em exercício no Teatro Municipal Rivoli, na cidade do Porto. Desde 1998 é Director Técnico do Festival Internacional de Teatro do Mindelo - Mindelact.
Tem conduzido e elaborado desenhos de luzes para espectáculos e peças de teatro de alguns dos mais prestigiados grupos de teatro portugueses e cabo-verdianos, sendo hoje um dos técnicos de iluminação mais requisitados em Portugal, não só na área do teatro, mas também na música, na dança e na iluminação de grandes eventos de rua. O seu trabalho como técnico de iluminação em Cabo Verde e Portugal, tem sido amplamente elogiado por todos que com ele tem convivido profissionalmente.

É sócio fundador da única empresa cabo-verdiana dedicada unicamente à iluminação de espectáculos - Faísca - tendo a grande maioria do seu capital. Profissional incansável, quase todas as mais valias financeiras resultantes do seu trabalho como técnico de iluminação na empresa portuguesa Alfasom e nos grupos de teatro profissionais, foi ou tem sido aplicado no seu país, Cabo Verde, sendo hoje a sua empresa a mais bem equipada do ramo (iluminação).

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial