Sarron.com - Teatro & Companhia

As pessoas vão ao Teatro porque sabem que nessa noite o homem pode cair do trapézio (Orson Welles)

7.28.2006

Teatro del Encanto retorna ao Mindelact com «O Jardim Prometido»

Encantaram no Mindelact do ano transacto com a peça «La Expression». Desta vez trazem uma proposta totalmente diferente mas que tem em comum com a primeira produção ser interpretado apenas por mulheres. Nesta nova produção teatral, aflorando as especificidades dos ilhéus, mostram que estes não deixam de enfrentar os conflitos mais essenciais do ser humano: a luta pela sobrevivência, o medo da solidão e a necessidade de amor. Um dos destaques do Mindelact 2006.

Da dramaturga Isabel Diaz, que também assina a encenação da peça, «O Jardim Prometido» propõem uma abordagem à cultura ilhéu que, embora pareça alheia à dita «civilização», contém na sua existência os conflitos mais essenciais do ser humano: a luta pela sobrevivência, o medo da solidão, o sonho pelo inalcançável, a necessidade de amot. O lugar onde foram abandonados se chama Jardim Prometido.
A história da obra desenrola-se, pois, numa ilha, um país pacato no meio de um grande oceano, intermediário entre vários continentes e, sem ser aceite por nenhum, abandonado à sua própria sorte, se foi reforçando na sua própria identidade. Valerá a pena viver ali? O mundo, a vida real, o trabalho, a realização pessoal, estarão apenas lá fora?



A mulher é a personagem principal nesta luta da nação humana para defender-se no meio em que vive. Uma mulher que se caracteriza pela sua coragem para sobreviver, enfrentar os problemas, passar a página dos episódios turbulentos, para ver o mundo. A grandeza da sua linguagem está escondida por trás das palavras, no tom da sua voz, no sussurro, no silêncio. Estas, são mulheres que trabalham.

Parte da investigação da autora e encenadora para a concepção deste espectáculo foi precisamente feito em Cabo Verde. As pontes e semelhanças entre a situação criada e o universo cabo-verdiano são, também por isso, bastante evidentes, fazendo da apresentação do «Jardim Prometido» no Festival Mindelact 2006, já um dos momentos mais aguardados do evento.

in: www.mindelact.com

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial