
Há muito que defendo que todos os grupos devem ser unidos. Num mundo em que poucos apoiam e em que há dificuldades de vária ordem por parte das entidades competentes, ficamos, na maioria das vezes, entregues ao nosso próprio destino. E todos sabemos que São Vicente é a ilha mais cruxificada. Felizmente por vezes surgem algumas empresas que resolvem dar seu apoio, na medida que possam ou que sua sensibilidade permita.
Mas voltemos ao factor união. Ora vejamos: Sarron.com – Teatro e Companhia é um grupo novo, mas com elementos que já contam com alguma experiência na arte de fazer teatro. Um dos nossos objectivos, para além de apresentar ao público um trabalho com qualidade, foi sempre manter uma boa relação com outros grupos de teatro locais, nacionais e quiçá além fronteiras. Isso começou a traduzir-se com a peça de Alexandre Fonseca Soares (Tey) “Upgrade (Bô) Democracia”, em que elementos de outros grupos ajudaram-nos a levar a cabo uma divertida acção de boca de urna e um valente apoio aos partidos candidatos (lembram-se da peça?). No entanto há um descrédito no trabalho do Tey, com pessoas a afirmarem, de forma convicta, que este não pode ser o autor da peça, que houve um dedo de João Branco ou ainda (essa veio de alguém que menos esperava) que a peça é de autoria do sobejamente conhecido actor e Jornalista da RCV Fonseca Soares (Pai do Tey, mais conhecido por Tchá). Dá vontade de rir, mesmo que essa seja algo bastante triste para comentar. De qualquer forma, o Tey é filho do Tchá e foi aluno do João Branco. Mas somente os amigos reconhecem que está aí o Tey de sempre, brincalhão, inteligente e com uma forma própria de encarar a vida.
Agora, se calhar, haverá outras dezenas de comentários infelizes sobre a peça “Um Vez Soncente Era Sábe” que está em fase de produção. Para começar, é a peça mais democrática da era moderna do teatro nacional. Todos os cinco grupos mindelenses em activiade estão aí representados, a saber Sarron.com, Grupo de Teatro do Centro Cultural Português/ICA, Atelier Teatrakácia, Companhia de Teatro Solaris e Grupo de Teatro Dionisius, não esquecendo dois alunos do XI Curso de Iniciação Teatral do CCP/ICA. Além do mais, os preparativos da peça começaram com um workshop de canto com a conceituada Professora Margarida Brito, dando uma grande oportunidade aos grupos de terem pessoas com conhecimentos importantes no campo musical. Haverá mais uma reciclagem com dois workshops nas áreas da expressão corporal e da interpretação. Tudo isso no âmbito de uma criação minha mas pensando na união de grupos para um trabalho mais profissional e de boa qualidade. Todos os envolvidos (entende-se actores, encenador, músicos, coreógrafos, etc.) estão empolgados com o projecto porque acreditam no seu sucesso e trabalham seriamente, pondo em causa inclusive parte de sua vida pessoal. Mais ainda, vários agentes teatrais e mecenas acreditam no projecto porque sabem que é um trabalho feito por gente séria e que não mede esforços para o levar a cabo. Pessoas que se concentram apenas no seu trabalho, dando oportunidades a outras pessoas e não interferindo no trabalho de outrém.
Porém, Sarron.com – Teatro e Cia. pretende apenas trabalhar para dignificar cada vez mais a cultura desta ilha e deste país. Aconteça o que acontecer não deixaremos de apoiar no que esteja ao nosso alcance, porém lutando contra qualquer acção que ponha em causa a integridade e o nome do nosso grupo. Um dos exexmplos é este blog que nesse momento está a ser visitado por si. Um sarron de cultura.
Upgrade (Bô) Democracia foi sucesso garantido em cinco espectáculos, Um Vez Soncente Era Sábe sê-lo-á em muitos mais e haverá mais e mais trabalhos nossos. Quem quiser trabalhar connosco, que se manifeste, e quem quiser nos atrapalhar também, uma vez que a vida deve ser encarada apenas com a verdade.
Próximo passo? Upgrade (Bô) Democracia vai ao Festival da Juventude e está muito feliz. Tal como se sente ao saber que o GTCCPM/ICA esteve no FITEI em Portugal e que agora vai às Canárias, que o TIM actuou em S. Nicolau, e que a C.T. Solaris apresentou a sua melhor peça de sempre – Psycho (força Valódia!), que Juventude em Marcha vai mais uma vez à Europa, que Raíz Di Polon está cada vez mais famoso. Enfim, trabalhemos e deixemo-nos de bla-blás porque cobiçar é feio, pesa o espírito e atrasa ou mesmo bloqueia o trabalho de qualquer um.
Saúde a todos e muita merda!
Neu Lopes